Notícias CAU/GO

Confira palestra completa de Humberto Kzure, na Aula Magna sobre Planejamento Urbano

“Nós temos uma produção vastíssima no Brasil sobre o que é o planejamento. Mas ainda estamos tateando a construção de mecanismos eficazes para que o planejamento, de fato, seja algo presente no cotidiano”, afirmou o arquiteto e urbanista Humberto Kzure-Cerquera, na 16ª edição da Aula Magna do CAU/GO, realizada no último dia 24. Com o tema “Planejamento urbano”, o evento foi acompanhado pelo Youtube do Conselho por mais de 500 alunos e profissionais da Arquitetura e Urbanismo.

Assista abaixo a íntegra da Aula Magna no Youtube do CAU/GO.

Humberto Kzure, mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo IPPUR/UFRJ e doutor em Urbanismo pela FAU/UFRJ, explorou temas importantes para a discussão acerca do que denomina “urbanístico afetivo”, como a configuração das metrópoles modernas advindas de processos higienistas. “Hoje, nós vivemos a cidade como espetáculo, marcada por um consumismo exacerbado, cada vez mais desconectada das relações humanas naquilo que considero como o bem viver, através da proporção dos espaços do afeto e da inclusão social”, disse.

Em sua exposição, o arquiteto fez menção à pandemia de Covid-19 e à relevância deste período para a Arquitetura e Urbanismo. “Dentro desse processo de releitura da nossa própria formação, sobretudo no momento em que estamos vivendo uma crise sanitária, precisamos avançar em relação à maneira de perceber a cidade, o locus urbano, a partir da compreensão de seus aspectos sociais econômicos, culturais, ambientais.”

Humberto também ressaltou a importância da habitação de interesse social e da recuperação dos espaços públicos como parte do exercício urbanístico. “É importante mostrar para os jovens arquitetos que a urbanização das favelas também é um campo de trabalho importante.”

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro