Destaque

Boate Kiss: concurso tem inscrições abertas até 19/03

A Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), no Rio Grande do Sul, lançou no último sábado (27/01) o Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Memorial às Vítimas da Kiss. A data marca os cinco anos do incêndio, que matou 242 pessoas e deixou outras 636 feridas. As inscrições vão até 19 de março. Acesse aqui o edital, o cronograma e as bases do concurso.

A entrega das propostas deve ser feita até o dia 2 de abril e a divulgação dos resultados acontece no dia 10 do mesmo mês. Os projetos deverão respeitar o custo estimado de 3 milhões de reais para a execução da obra. Serão cinco vencedores, com prêmios que variam de 3 a 25 mil reais. O primeiro colocado e sua equipe serão contratados para o desenvolvimento dos Projetos Executivos de Arquitetura, Paisagismo e Complementares para o Memorial às Vítimas da Kiss.

O concurso é coordenado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e tem o apoio da Prefeitura de Santa Maria e do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), braço executivo da Organização das Nações Unidas (ONU).

O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) e coordenador do concurso, Tiago Holzmann da Silva, destacou no evento de lançamento que este é o primeiro concurso do Brasil totalmente financiado pela comunidade local. A campanha de arrecadação iniciou em agosto do ano passado e atingiu mais de 250 mil reais.

“Esperamos que o Memorial seja um espaço de memória, respeito e acolhimento. A realização do concurso permite que seja escolhida a melhor proposta, sempre obedecendo a critérios técnicos, mas que também atenda aos anseios dos pais, familiares e sobreviventes e que sintetize o desejo a comunidade de Santa Maria. Para julgar os projetos, teremos a avaliação técnica de uma Comissão Julgadora formada por cinco membros, todos arquitetos, mas também de uma Comissão de Classificação, composta por cinco familiares de vítimas e seis representantes da sociedade civil”, explicou.

Memorial

“A gente sabe que não temos como mudar o que aconteceu e trazer nossos filhos de volta. Mas queremos deixar uma lição para o Brasil, de que fizemos algo e que queremos a transformação desse lugar”, destacou Sergio Silva, presidente da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

“Pedimos que cada arquiteto coloque, mais do que seu profissionalismo, o seu coração no momento de elaborar este projeto, para que transforme esse lugar de dor em um lugar de amor. Mais do que um slogan, o “Pra que não se repita!” é uma determinação de Governo e queremos que Santa Maria, através desse memorial, dê um recado para o Estado, o país e o mundo”, ressaltou o prefeito de Santa Maria, Jorge Pozzobom.

Comissão Julgadora

A Comissão Julgadora é constituída por cinco membros titulares e dois suplentes, todos arquitetos e urbanistas de atuação profissional relevante e qualidade técnica amplamente reconhecida. São eles: Mariano Martin Orlando (Argentina), Cêça Guimarães (RJ), João Diniz (MG), Carlos Eduardo Mesquita Pedone (RS), Estevan Barin (RS). São suplentes Ana Paula Nogueira (RS) e Luis Guilherme Aita Pippi (RS).

Fonte: CAU/BR, com informações do CAU/RS, do IAB-RS e da Prefeitura de Santa Maria

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada