Destaque

CAU/GO participa de reunião sobre plano metropolitano

Prof. Celene Cunha, Secretário Vilmar Rocha, Pres. CAU/GO Arnaldo Mascarenhas e Prof. Miraci Kuramoto
Prof. Celene Cunha, Secr. Vilmar Rocha, Pres. CAU/GO Arnaldo Mascarenhas e Prof. Miraci Kuramoto

O presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga, juntamente com a vice-presidente, Maria Ester de Souza, e a conselheira Marcela Ruggeri Meneses estiveram, ontem (14), no primeiro workshop sobre o Plano de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Goiânia (PDIRMG), promovido pela equipe conjunta da Universidade Federal de Goiás e Secretária de Estado de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (SECIMA-GO).

No evento, cujo tema era “Alinhamento e integração das equipes de trabalho e parceiros estratégicos”, foram apresentados e discutidos a proposta de trabalho e encaminhamentos necessários para a construção do plano. O projeto, inédito em Goiás, prevê um planejamento de associação das cidades da região metropolitana de Goiânia, com intuito de compatibilizar todas as questões urbanas que envolvem essa área.

O plano envolve o mapeamento físico de toda região, com análise, levantamento e criação de base de dados. Arnaldo ressalta a importância de um projeto desse porte. “É a primeira vez que se reúne entidades e técnicos tão qualificados para a execução de um plano de tal magnitude. Ele vai proporcionar a base para todas as questões urbanas, desde as ligadas ao transporte, mobilidade, saúde e educação, refletindo, tanto da na área produtiva como nas conveniências do dia a dia. Por exemplo, se uma indústria aspirar vir para a região, ela terá segurança na escolha do no local de instalação, qual malha viária prevista, topografia e tipo de solo, condições de acessibilidade, retirada de dejetos, condições sanitárias, de infraestrutura, água, energia que poderá contar”, afirma.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada