Destaque

CAU/GO participa da 6ª Conferência das Cidades

A fim de debater questões urbanas de Goiânia, a vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Goiás (CAU/GO), Maria Ester de Souza, participa nesta sexta e sábado da 6ª Conferência Municipal de Goiânia, que é realizada na Câmara Municipal. Sob o tema “Função Social da Cidade e das Propriedades”, o objetivo do evento é discutir como criar uma cidade mais “inclusiva, participativa e socialmente justa”. A analista técnica do Conselho, Giovana Jacomini, também acompanha a programação.

A conferência teve palestra do arquiteto e urbanista Carlos Leite, consultor em desenvolvimento urbano e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, em São Paulo. Ele também é autor do livro Cidades Sustentáveis, Cidades Inteligentes.

Para Maria Ester de Souza, o debate é extremamente importante para a reafirmação de princípios básicos do Estatuto das Cidades. “A gestão pública precisa considerar que a cidade deve abrigar todas as pessoas em condições minimamente iguais, ofertando não só moradia, mas também saúde, educação, lazer e outros serviços fundamentais para a dignidade humana”, diz. Segundo a conselheira, governos têm que estar atentos ao mau uso e à ociosidade de propriedades. “É necessário observar a especulação imobiliária sob a perspectiva de que, hoje, não é mais possível oferecer habitação somente a quem pode pagar. As cidades devem ser inclusivas”.

Ainda de acordo com a representante do Conselho, a participação da autarquia nas discussões que envolvem a cidade fortalece a categoria. “Os arquitetos e urbanistas devem ser personagens centrais na formulação de medidas que ditam o crescimento do município. É obrigação do CAU estimular os profissionais a participarem da construção da sua cidade. A presença da instituição em debates que dialoguem com o desenvolvimento urbano reforça esse propósito”, explica.

O fórum reúne diversas entidades e atores sociais interessados nos rumos atuais do planejamento urbano em Goiânia. A expectativa é de que as demandas apresentadas sejam levadas, posteriormente, à Conferência Estadual das Cidades. Não há data confirmada para a realização dessa conferência em âmbito regional, mas a previsão é de que ocorra até o fim do ano.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada