Destaque

CAU/GO fala da Praça Cívica na rádio 730

A reforma na Praça Cívica, em Goiânia, foi tema de muitas notícias, artigos e discussões nos últimos dias. Para conversar sobre o assunto, a rádio 730 de Goiânia convidou o CAU/GO para participar de um debate, no programa “Cidadania em destaque”. A arquiteta e urbanista Maria Ester de Souza, vice-presidente do Conselho, esteve lá na última sexta, dia 6.

A primeira medida tomada pela Prefeitura foi a proibição ao estacionamento de veículos na praça, gerando uma polêmica. “Tirar o carro é a tendência atual no mundo, mas em lugares que oferecem transporte público de qualidade”, afirmou Maria Ester. “Goiânia precisa de edifícios-garagem e de uma política de transporte público eficiente”.

A Prefeitura anunciou também que irá restaurar os monumentos e construir um teatro de arena. O projeto será financiado pelo PAC Cidades Históricas, do governo federal, e custará R$ 12,5 milhões.

Entre outras mudanças previstas, está a troca do piso da Praça Cívica, que deverá ter três tipos de pavimento: bloco de concreto permeável, pedra portuguesa e granito. Segundo a vice-presidente do CAU/GO, nenhum deles é recomendável. “O cadeirante não consegue rodar no bloco e o granito é muito liso. Já a pedra portuguesa, embora seja bonita, não é adequada para quem tem dificuldade de locomoção”, diz. A urbanista aproveitou a oportunidade para lembrar das pessoas que moram na Praça Cívica. “Vamos varrê-las para debaixo do tapete, assim como os carros?”, questionou.

Ouça aqui a íntegra do debate, do qual também participou o responsável da Prefeitura pela fiscalização da obra, Grosman Vinícius.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada