Destaque

CAU/GO atende à Lei de Acesso à Informação

Nos últimos meses, o site do Conselho vem recebendo diversos novos conteúdos relacionados à transparência da instituição. Entre eles, destacam-se, por exemplo, os dados a respeito das diárias e passagens pagas aos colaboradores e conselheiros, e os extratos de todos os contratos e convênios estabelecidos pela autarquia.

Para acessar as informações, acesse o botão Transparência no menu superior do site. Ali, é possível conhecer a prestação de contas do Conselho sobre as Licitações, Chamadas Públicas, Contratos e Convênios, Planejamento e Orçamento, Passagens e Diárias e Recursos Humanos.

Dessa maneira, o CAU/GO fornece informações extremamente relevantes para os profissionais que desejam acompanhar a administração e as finanças do órgão. Além disso, atende às exigências da Lei de Acesso à Informação (LAI), fiscalizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Entre as exigências da norma, estão a divulgação de receitas e despesas por parte de órgãos públicos e autarquias, assim como as licitações que realizam. Nesta semana, auditores contratados pelo CAU/BR visitarão o CAU/GO para a checagem periódica de documentos relativos a 2015, trabalho de rotina realizado todos os anos.

Nacional
Nesse sentido, o CAU/BR lançou, no dia 10, seu Portal da Transparência, com o objetivo de fornecer as informações determinadas pela lei e facilitá-las aos interessados. Um relatório do TCU apontou recentemente que o Conselho mantém boas práticas relacionadas ao tema e representa um exemplo a ser seguido pelos demais conselhos de fiscalização do país.

A auditoria que resultou no documento avaliou mais de 500 conselhos, tanto federais quanto regionais. Segundo os resultados, cerca de 80% das entidades não divulgam despesas de forma detalhada e 83% dos conselhos não publicam pagamentos feitos a conselheiros, como auxílios, ajudas de custo e outros benefícios.

Saiba mais
Portal da Transparência do CAU/BR
Lei de Acesso à Informação (LAI)

Conselhos de fiscalização profissional ainda não seguem Lei da Transparência, aponta TCU

Relatório de auditoria – TCU

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano