Destaque

CAU/BR se posiciona quanto ao relatório Preliminar do Seminário Nacional Municípios Sustentáveis

Como parte dos debates em torno da sustentabilidade no Brasil, o Ministério do Meio Ambiente promoveu, ainda no mês de outubro, o Seminário Nacional Municípios Sustentáveis durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília. O relatório final foi divulgado e, segundo o arquiteto Paulo Ormindo de Azevedo, do CAU/BR, apesar do caráter de “Braimstorming” do encontro, foram-se notadas várias convergências quanto a iniciativas e recomendações. Segundo ele, “Não se trata apenas de reestruturar o Índice de Qualidade de Vida Urbana-IQVU. Desejamos, em especial, construir instrumentos de aferição do que está acontecendo nas nossas cidades e seu entorno”.

Outro ponto muito citado no relatório é a deficiência do planejamento urbano e territorial. Com relação a esta questão, são fundamentais as seguintes ações, também citadas por Azevedo em seus comentários sobre o documento final:

– Criação de norma sobre localização de conjuntos habitacionais em nossas cidades capaz de garantir segurança, integração urbana e sustentabilidade a esses conjuntos.

– Diretrizes para requalificação urbana de favelas, alagados e outras formas de sub-habitação.

– Financiamento de Planos Urbanísticos Setoriais para áreas problemas de nossas cidades.

– Financiamento de Planos de Requalificação de Áreas Centrais deterioradas.

– Articulação da Assistência Técnica às ações anteriormente enumeradas.

– Elaboração de normas e manuais de projetação habitacional verde, vinculados às condições regionais do país.

– Separação entre seleção e contratação do projeto executivo e licitação para a construção de conjuntos habitacionais, como forma de assegurar qualidade e evitar os famosos termos aditivos.

– Melhor articulação entre os Ministérios das Cidades, Educação, Saúde e Transporte para dotar tais conjuntos de serviços.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada