Notícias CAU/GO

CAU/BR debate crescimento desordenado em Palmas

CPUAA Comissão de Política Urbana e Ambiental do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CPUA-CAU/BR) esteve em Palmas, Tocantins, nos dias 5 e 6 de julho, para discutir a ocupação irregular de uma área de preservação ambiental e o crescimento desordenado da cidade. Os conselheiros do CAU/BR visitaram os bairros de Taquaralto, Taquari, a ocupação irregular Capadócia e loteamentos irregulares na Área de Proteção Ambiental do Parque Estadual de Lajeado. Um levantamento do Instituto Natureza do Tocantins, a pedido do CAU/TO e da Organização Não Governamental GAIA, detectou 19 loteamentos irregulares na APA. Em entrevista à TV Globo, os conselheiros fizeram um alerta para os problemas que o crescimento de loteamentos na região podem acarretar. Confira a reportagem clicando aqui.

A conselheira federal do CAU/GO, também coordenadora da comissão, Lana Jubé, esteve presente na capital tocantinense. Para ela, a situação é assustadora uma vez que esse crescimento desordenado é um problema muito grave. “Deixa-se de ter uma área de preservação fundamental, onde acontece a recarga do lençol freático, minimização do clima urbano, dentre entras questões para a qualidade de vida urbana”. A Comissão de Política Urbana e Ambiental também participou do I Seminário de Política Urbana e Ambiental do CAU/TO e realizou reuniões com representantes dos governos Estadual e Municipal. Em todas as oportunidades, os conselheiros expuseram a questão do planejamento urbano e da necessidade da implantação ou implementação de mecanismos de controle e fiscalização do crescimento desordenado no foco das discussões. A CPUA é composta pelos arquitetos e urbanistas Maria Lana Jubé, José Alberto Tostes, Ana de Cássia Moraes Abdalla Bernardino, Antônio Luciano de Lima Guimarães, e Luis Hildebrando Paz.

Para a presidente do CAU/TO, Joseísa Furtado, a presença da Comissão em Palmas “foi enriquecedora, ampliando o debate sobre o enfrentamento dos problemas urbanos enfrentados na Capital”. As contribuições da CPUA em cada Estado estão sendo adicionadas em uma Carta que será apresentada na III Conferência da ONU sobre Moradia – Habitat III, e entregue aos candidatos a prefeitos municipais em agosto de 2017.

Fonte: CAU/BR

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro