Destaque

CAU participa da 2ª Semana da Ecologia Urbana

A 2ª Semana da Ecologia Urbana de Goiânia acontece de 13 a 18 de outubro em diferentes locais de Goiânia e propõe uma série de atividades gratuitas para discutir a cidade e o modo como as pessoas se “apropriam” dela. A vice-presidente do CAU/GO, Maria Ester de Souza, participa do evento nesta quinta, dia 15, com uma palestra sobre Cidade, Ambiente Construído e Sustentabilidade. Sua fala será a partir das 19h, no auditório do Sinduscon, no setor Oeste.

A abertura da Semana, na terça, dia 13, contou com Natália Garcia, criadora do projeto Cidades para Pessoas. A jornalista tem percorrido o Brasil e o mundo observando, escutando e contando histórias de transformações urbanas bem sucedidas. Também teve a palestra de Décio Coutinho, gestor de projetos em cultura e criatividade.

Um dos destaques da programação será Lincoln Paiva, presidente do Instituto Mobilidade Verde, ONG responsável por trazer os parklets para o Brasil e por muitas das transformações recentes na mobilidade de São Paulo. Paiva irá propor uma oficina para avaliação da “caminhabilidade” local, percorrendo um pequeno trajeto com o propósito de examinar as condições da via, fachadas, sinalização, travessias e mobiliário urbano. Sua oficina de Urbanismo Caminhável vai acontecer no sábado de manhã no Centro de Goiânia, partindo do Coletivo Centopeia.

O objetivo da Semana é contribuir, cultural e tecnicamente, para a compreensão sobre o ecossistema das cidades, que engloba ambiente construído, pessoas e natureza. Também pretende promover uma cultura de cidadania, tolerância e apropriação dos espaços públicos; promover o uso de meios de transporte coletivos e não motorizados; e melhorar a resiliência urbana de Goiânia, aprimorando sua capacidade de contornar e se adaptar às consequências das mudanças climáticas, entre outros desafios atuais.

Mais informação
www.sobreurbana.com/ecologiaurbana
www.facebook.com/semanadaecologiaurbana

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano