Destaque

CAU/GO lança Guia do Planejamento da Cidade, a fim de aproximar sociedade ao tema

“A maioria da população não entende que o planejamento urbano está no seu dia a dia”, afirma a conselheira do CAU/GO Regina de Faria Brito, integrante da Comissão de Política Urbana e Ambiental do Conselho (CPUA). “Mas os problemas relacionados a seu local de moradia , sua distância do Centro, o número de ônibus que precisa pegar para chegar ao trabalho, a falta de equipamentos comunitários como escolas, postos de saúde e creches, tudo isso tem a ver com o Plano Diretor”.

Com o objetivo de contribuir para aproximar o cidadão do planejamento urbano, o CAU/GO está lançando o “Guia do Planejamento da Cidade – para todo mundo entender”. O público-alvo principal são jovens estudantes, mas o conteúdo da cartilha visa toda a sociedade. “Fizemos o material com linguagem simples e acessível, de forma a transmitir a mensagem de que todos têm direito à cidade”, explica Regina de Faria. “E deveres também.” Para a conselheira, com esse conhecimento em mãos, as pessoas deverão ter maior interesse em participar das decisões a respeito da organização do território urbano. O Ministério Público de Goiás e o BR Cidades apoiam a publicação.

O “Guia do Planejamento da Cidade”, que está disponível para download no site do CAU/GO, é anunciado na mesma semana em que a Câmara Municipal realiza as audiências públicas virtuais para validação do processo de discussão do Plano Diretor de Goiânia na Casa.

“O Guia é uma chamada para que as pessoas assumam a cidade como patrimônio coletivo”, afirma o arquiteto e urbanista Everaldo Pastore, docente da PUC Goiás que integra a CPUA como membro convidado. “Se os professores, principalmente na rede pública, forem tocados pelo desejo de distribuir o material entre seus alunos ou de discutir o assunto em sala de aula, ainda que online por conta da pandemia, teremos dado um passo importante”.

A publicação, coordenada por Regina de Faria e elaborada pelos integrantes da CPUA e colaboradores do CAU/GO, está dividida em seis capítulos, que tratam sobre ordenamento territorial, meio ambiente urbano, habitação, mobilidade e patrimônio. Todo o conteúdo foi discutido por meio de diversas reuniões virtuais da CPUA, realizadas a partir do início da quarentena da epidemia do novo coronavírus.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada