Destaque

CAU/GO apoia Fórum de Mobilidade Urbana, que tem inscrições abertas

A mobilidade urbana é um tema que exige um olhar a partir das práticas sociais das pessoas. Assim, o 6° Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito e o 6° Seminário de Saúde Pública e Trânsito trazem como tema “Cidades para Pessoas”. O evento será realizado no próximo dia 19 de setembro, no SEST/SENAT de Goiânia, na rua Tuiuti esquina com avenida Castelo Branco. O principal objetivo é discutir e apresentar respostas aos desafios para garantir cidades cada vez mais inclusivas, sustentáveis e democráticas para seus habitantes. Clique aqui para se inscrever.

Na programação, haverá uma palestra do arquiteto e urbanista Diogo Pires que, entre outras atividades, por três anos coordenou projetos de transporte e desenvolvimento urbano em mais de 15 cidades brasileiras, através da World Resources Institute WRI – Brasil Sustainable Cities, instituição internacional sem fins lucrativos. Diogo Pires tem doutorado em urbanismo com a tese “Rede de transporte como elemento estruturante do desenvolvimento urbano” e vem para o Fórum de Mobilidade com o apoio do CAU/GO.

Uma cidade que não prioriza a pessoa no seu planejamento e na sua prática apresenta um dos maiores obstáculos enfrentados na realidade urbana brasileira. Nossas cidades acumularam ao longo do tempo uma estrutura de circulação e de edificações hostis para as pessoas, sobretudo aquelas que usufruem desse espaço a pé, de bicicleta ou pelos sistemas de transportes coletivos urbanos.

Mas, afinal, o que seria uma “cidade para pessoas”? Definido por Jan Gehl (2015), o termo divide-se em quatro objetivos-chave: vitalidade, segurança, sustentabilidade e saúde na cidade, que deve oferecer um ambiente que possibilita a conexão entre as atividades cotidianas como caminhar e o pedalar. Jan Gehl reforça que a cidade deve ser pensada e planejada a partir da sua função social, como local de encontro e permanência.

A fim de proporcionar uma experiência única e integrada que envolve universidades, órgãos públicos, entidades privadas, movimentos sociais ligados à cidade e a mobilidade, os eventos contarão com 10 atividades, contando com palestrantes e pesquisadores das diversas áreas afim, de renome regional e nacional.

Serviço
6º Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito e 6º Seminário de Saúde Pública e Trânsito
Data: 19 de setembro
Horário: 8h às 18h
Local: SEST SENAT
Endereço: Rua Tuiuti, 541, esq. com av. Castelo Branco, bairro S. Francisco, Goiânia

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023