Destaque

Caravana do CAU/GO vai a cidade de Pirenópolis

No dia 4 de abril, a Caravana do CAU/GO esteve na cidade de Pirenópolis. O Presidente do CAU/GO, John Mivaldo da Silveira, realizou reuniões com o Prefeito, Secretários Municipais, Promotor do Ministério Público e arquitetos e urbanistas da cidade. No encontro com o Prefeito de Pirenópolis, Nivaldo Melo, o Presidente do CAU/GO destacou a importância da cidade de Pirenópolis para o Estado, tanto por sua paisagem natural, quanto pela história. Silveira solicitou apoio à Prefeitura para a concretização de um Termo de Cooperação, para compartilhamento de informações entre os dois órgãos. 

                                                                       Presidente do CAU/GO John Silveira reúne-se com o Prefeito e Secretários da cidade de Pirenópolis 

No que diz respeito às atribuições dos arquitetos e urbanistas, o Prefeito Nivaldo Melo informou que a revisão do Plano Diretor vem sendo desenvolvida por uma equipe técnica da Universidade de Brasília (UnB) e que já foram realizadas várias audiências públicas, nas quais foram ouvidas as demandas da população. O Prefeito acredita que o novo Plano Diretor vai assegurar à cidade o respaldo necessário ao crescimento com qualidade. Melo discorreu também sobre algumas ações de intervenção para a valorização da arquitetura e história da cidade, como o fechamento de algumas ruas para o trânsito de veículos. Silveira avaliou que a cidade pode se tornar um exemplo de desenvolvimento sustentável.

O presidente do CAU/GO analisou que o planejamento  da  cidade  é  dinâmico, por isso os órgãos fiscalizadores se tornam essenciais para o desenvolvimento de cidades qualificadas e acessíveis a todos, frisando que o órgão prioriza a fiscalização que vem para orientar e não para punir. Silveira destacou ainda a atuação de arquitetos e urbanistas como parte vital deste processo. 

Na reunião com o Promotor Público de Pirenópolis, Rafael de Pina, Silveira explicou que a luta do CAU é pelo desenvolvimento das cidades de forma mais qualificada, possibilitando uma maior inclusão social dos menos favorecidos. Rafael discorreu sobre a aprovação do Plano Diretor e avaliou que é essencial uma parceria entre o CAU/GO e o IPHAN, para atuarem juntos em defesa da valorização dos edifícios históricos.

A reunião com os arquitetos e urbanistas contou com a participação de Amanda de Carvalho e Sousa, Maurício Imenes, chefe do Escritório Técnico do IPHAN na cidade, e Renato Rocha. O primeiro tema discutido no encontro foi o ensino de Arquitetura e Urbanismo. Outro assunto abordado foi a valorização do arquiteto e urbanista. O consenso é de que deveria ter uma lei federal, obrigando as prefeituras a ter um arquiteto na equipe, assim como acontece com outras profissões regulamentadas e valorizadas.

                                                                                                  Promotor Rafael de Pina, representante do MP em Pirenópolis, e John Silveira 

                                                                       Reunião com arquitetos e Urbanistas, quando se tratou de temas relacionados ao ensino e valorização da profissão

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano