Destaque

Jornada: CAU fala sobre calçada acessível e ética

Dentro da programação da terceira Jornada da Cidadania, promovida pela PUC Goiás e pela Arquidiocese de Goiânia, o CAU/GO participou no último dia 25 de uma mesa redonda sobre calçadas acessíveis. Integraram a discussão representantes do CREA-GO e da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh).

A representação do CAU/GO ficou por conta da arquiteta Giovana Jacomini, gerente técnica do Conselho, que destacou que as normas das calçadas acessíveis trazem benefícios para todos. “Os passeios são destinados desde a cadeirantes até um pai ou mãe que está com um carrinho de bebê”, afirmou. Giovana também alertou que, embora existam excelentes normas e leis a serem seguidas, falta conscientização da população para adotá-las. Segundo a analista, o acesso universal deve ser pensado em todo projeto, já que a cidade deve ser planejada para todos os seus cidadãos.

Em palestra na Jornada no dia seguinte, 26, a vice-presidente do CAU/GO, Maria Ester de Souza, falou sobre o exercício profissional e a ética. “É importante que a sociedade entenda que uma tomada de postura ética pode fazer a diferença no ambiente urbano”, afirmou. Para a conselheira, é de suma importância trazer assuntos como esse para o meio acadêmico, pois ali estão estudantes que começam a formar sua opinião e caráter profissional.

Histórico

O CAU/GO participa da Jornada da Cidadania desde 2015. Na edição passada, o conselheiro Leônidas Albano, que também é professor na PUC, coordenou a Estação da Construção. Também na última edição, o arquiteto e urbanista Gilson Paranhos, presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab), falou sobre “Habitação de Interesse Social” a convite do CAU/GO.

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada