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Bicicletas públicas compartilhadas chegam a Goiânia

Fonte: site Prefeitura de Goiânia
Fonte: site Prefeitura de Goiânia

O primeiro exemplar de bicicleta pública compartilhada de Goiânia e os locais que receberão as estações foram apresentados nesta terça-feira, 08, pelo prefeito Paulo Garcia, no Paço Municipal. O diretor técnico da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Sávio Afonso, explicou que, inicialmente, serão implantadas 15 estações, cada uma com 10 bicicletas, além de 12 vagas extras para receber as que chegarem de outros pontos.

Os cidadãos poderão alugar as bicicletas após cadastro e aquisição de um cartão magnético, por períodos pré-determinados. O serviço terá quatro taxas de uso, R$ 4 para um dia, R$ 8 mensal, R$ 35 semestral e R$ 70 anual. O cadastro e o pagamento serão feitos de forma digital, via internet. A empresa Serttel Ltda será a responsável por operar as bikes.

O conselheiro estadual suplente, Fernando Chapadeiro, explica que esta é uma importante iniciativa de inserção e estímulo da bicicleta como meio de transporte no cotidiano dos goianienses. “É uma das maneiras de aumentar a bicicleta na distribuição modal das viagens”, afirma.

Chapadeiro coloca ainda os desafios enfrentados pelo próximo gestor público da capital goiana. “O próximo prefeito deve avançar na prestação deste serviço, ampliando o número de estações para além da região centro-sul da cidade. Estender os pontos de bicicletas compartilhadas é a forma de tornar mais equânime a apropriação do espaço urbano. É um bom exemplo de boa política pública”.

Henrique Vieira, voluntário da rede de ciclistas Bike Anjo em Goiânia, acredita no uso da bicicleta como meio de transporte e de transformação de vidas, afirmando que o serviço de compartilhamento de bicicletas cumpre o seu papel junto ao modal de transportes da cidade. “O serviço cria a comodidade ao usuário de poder contar com um serviço que vai lhe dar agilidade na locomoção e a comodidade de não ter que preocupar com aquisição do equipamento, manutenção, guarda”, diz.

Sendo uma das diretrizes da Bike Anjo auxiliar os governos e a sociedade para que o uso da bicicleta aumente, Henrique enxerga este tipo de ação como um passo a mais na caminhada para uma Goiânia mais saudável e pessoas mais saudáveis, educadas e felizes. “Creio que os goianienses vão receber bem a idéia e isso deve ajudar muito e criar uma consciência no trânsito e gerar mudança de vida e comportamento das pessoas”, finaliza.

Os pontos que receberão as estações da Mobike Gyn são: Praça Tamandaré, Avenida Paranaíba com a Avenida Goiás, Praça do Bandeirantes, Praça Cívica, Avenida Universitária, Bosque dos Buritis, Avenida T-7 com a Avenida Assis Chateaubriand, Praça Gilson Alves de Souza, Praça do Sol, Rua 9 com a Avenida T-55, Avenida Ricardo Paranhos, Parque Areião, Parque Vaca Brava e Avenida 85 com T-63.

O CAU/GO tem promovido debates sobre o tema desde sua criação, e este ano trouxe o uso da bicicleta e o projeto de ciclovias como tema da palestra da segunda Aula Magna, realizada em agosto. O arquiteto e urbanista Gianpaolo Granato, responsável pelo projeto de ciclovia da Avenida Paulista, em São Paulo, dividiu sua experiência com os estudantes de arquitetura de Goiás.

Com informações da Prefeitura de Goiânia.

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