Notícias CAU/GO

Aula Magna: “Não temos o direito de destruir o passado”

“Não temos o direito de destruir o passado”, falou Andrey Schlee na abertura da 11ª edição da Aula Magna do CAU/GO em Goiânia, no Teatro Unip, na terça, 13. Com palestras  em Goiânia e na cidade de Goiás,  o arquiteto e urbanista Andrey Schlee trouxe aos estudantes de Arquitetura e Urbanismo do Estado sua rica bagagem a respeito da trajetória do Iphan, dos critérios adotados na preservação dos bens arquitetônicos no decorrer das décadas e de inúmeros exemplos de interferências projetadas por profissionais como Oscar Niemeyer, Roberto Burle Marx e Lina Bo Bardi, entre outros, visando a preservação de bens antigos.

Confira as fotos da Aula Magna em Goiânia e na cidade de Goiás!

Andrey é diretor do Departamento de Patrimônio Material do Iphan – autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do patrimônio cultural brasileiro. O posto já foi ocupado pelo arquiteto e urbanista Lúcio Costa, que, segundo Andrey, dizia: a boa Arquitetura conversa com a Arquitetura antiga. As intervenções contemporâneas serviram em muitos casos, inclusive, para agregar valor ao bem tombado, de acordo com o palestrante. É o que se vê, por exemplo, na recente obra do anexo da prefeitura da cidade de Goiás, exposta na Aula Magna.

Participaram, no total, 470 pessoas em Goiânia, e 233 em Goiás. Na capital, além dos estudantes de diversas instituições de ensino, participaram conselheiros do CAU/GO, professores e representantes de órgãos públicos como a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh) e a Secretaria Municipal de Cultura. Uma equipe do Iphan, incluindo a superintendente Salma Saddi, prestigiou o evento.

Na cidade que é Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, além dos estudantes e professores da UFG Regional Goiás e do Instituto Federal de Goiás (IFG), compareceram alunos e professores de Anápolis, vindos da Universidade Estadual de Goiás e da FAMA; como também de Uruaçu, da Faculdade da Serra da Mesa (Fasem). Participaram do evento a prefeita da cidade de Goiás, Selma Bastos, e a equipe do Iphan, entre outras autoridades. Representando o CAU/GO, esteve o conselheiro Edinardo Lucas, que também é professor da UFG Regional Goiás. Foi a primeira vez que o CAU/GO realizou a Aula Magna na cidade de Goiás.

 

Saiba mais
Segundo Andrey Schlee, preservar o patrimônio é questão de sobrevivência
Site do Iphan

OUTRAS NOTÍCIAS

Projeto Centraliza: CAU/GO envia contribuições para a Câmara

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Entrevista com George Lins