Destaque

Aula Magna com Héctor Vigliecca reuniu mais de 500 participantes

Presidente do CAU/GO John Mivaldo da Silveira, arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca, conselheira do CAU/GO e membro da Comissão de Ensino Formação e Exercício Profissional, Lana Jubé  Fotos: Bruno Marcório / Imageria Criativa

A quarta edição da Aula Magna da CAU Goiás foi ministrada pelo arquiteto e urbanista Héctor Vigliecca, uruguaio radicado no Brasil desde 1975. Com o tema “Desvelando os paradigmas do processo criativo”, o evento reuniu mais de 500 participantes, entre professores, acadêmicos e conselheiros do CAU/GO no Auditório Lago Azul do Centro de Cultura e Convenções de Goiânia, na manhã de 21 de novembro.

O evento foi iniciado com um breve discurso do presidente do CAU/GO, John Mivaldo da Silveira, que fez um resumo das outras três edições da Aula Magna (veja abaixo), mostrando a relevância que esta tem para a formação acadêmica na área. Além de John e Héctor, compôs a mesa diretiva a conselheira titular do CAU/GO, Lana Jubé, membro da Comissão de Ensino Formação e Exercício Profissional.

Abrindo a palestra com a reflexão Nada é essencialmente novo; tudo o que eu faço é colher flores nos jardins alheios. O que é propriamente meu é o laço que as amarra”, Héctor Vigliecca deu um verdadeiro show de bom humor e conhecimentos, apresentando os projetos feitos para a urbanização da favela Paraisópolis, para a reforma do Casarão do Carmo e para o Parque Novo Santo Amaro, todos desenvolvidos na capital paulista. O arquiteto e urbanista contou que buscou informações do renascentismo para conceber tais projetos, que para ele, é um dos períodos mais fertéis nas transformações urbanas, quando se saiu se cidades totalmente insalubres para a concepção do que hoje se conhece como estrutura urbana. 

Héctor Vigliecca enfatizou ainda a importância de se expandir o conhecimento nas áreas da literatura, da religião, da filosofia, da música e das artes de maneira geral, como forma de complementar e desvendar os conhecimentos da área de arquitetura e urbanismo. Ele reservou para o final o vídeo de uma apresentação clássica de violoncelo, fechando com perfeição uma palestra brilhante. Na saída, o palestrante ainda autografou diversos exemplares dos livros Hipóteses do Real – Concursos de Arquitetura e Urbanismo 1973-2011 e Arena Castelão Plácido Aderaldo Castelo.  

  

Héctor Vigliecca é arquiteto e urbanista graduado pela Universidad da La Republica – UDELAR, em Montevidéu, Uruguai, com pós-graduação em Urbanismo pela Università degli Studi di Roma, Itália. Fundador do Vigliecca & Associados, com escritórios em São Paulo e no Rio de Janeiro. Com mais de 40 anos de carreira, desenvolve projetos arquitetônicos e urbanísticos com ênfase em projetos urbanos de grande escala. Dispõe de uma vasta produção que abrange projetos de habitação de interesse social, arenas esportivas, edifícios institucionais e centros culturais, reurbanização e requalificação de espaços públicos. Entre seus principais projetos estão Parque Novo Santo Amaro V, Arena Castelão, que sediou jogos da Copa do Mundo 2014, e Parque Olímpico de Deodoro, que será palco de 11 modalidades esportivas na RIO 2016. Já venceu cerca de 50 concursos nacionais e internacionais, e o último foi anunciado no dia 19 de novembro, para a reforma do antigo Armazém do Ministério da Agricultura no Rio de Janeiro, que agora será transformado em um Anexo da Biblioteca Nacional, para onde será transferida a coleção de periódicos, assim como parte da área técnica da instituição. O programa arquitetônico prevê a criação de uma sala de leitura, espaço de exposição, uma biblioteca de acesso público e um auditório. A edificação deve atingir uma área de 30 mil metros quadrados ao fim da reforma. 

Sobre a Aula Magna

A Aula Magna tem como objetivos aproximar o Conselho de Arquitetura e Urbanismo dos futuros profissionais, levar informações sobre projetos relevantes da área, propiciar o início do desenvolvimento de competências ainda no processo de formação e, dessa forma, fortalecer o ensino de arquitetura e urbanismo no Estado.

Na primeira edição da Aula Magna o palestrante foi o professor doutor Hugo Segawa, que abordou o tema “A produção da arquitetura contemporânea como produção de cidades”. Na segunda edição o palestrante foi o arquiteto e urbanista Ricardo Correa, que falou sobre “Mobilidade urbana: humanização das cidades”. E na terceira edição o palestrante foi o arquiteto e urbanista Vinícius de Andrade, que trouxe o tema “A dimensão urbana da arquitetura”. As três primeiras edições foram realizadas em Goiânia e Anápolis, o que possibilitou a participação de cerca de mil pessoas em cada uma. Nesta, foi feita uma nova configuração, permitindo uma maior integração entre os acadêmicos dos oito cursos de Arquitetura e Urbanismo, distribuídos em oito instituições de ensino superior, sendo cinco na capital e três em Anápolis.

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano