Destaque

Atualização profissional: Cursos online gratuitos para arquitetos e urbanistas

Arquitetos e urbanistas podem aproveitar o tempo a mais em casa e expandir seus conhecimentos com centenas de cursos online gratuitos, voltados para a nossa profissão. Diversas instituições no Brasil e no mundo liberaram seus conteúdos para apoiar a população neste momento de prevenção à saúde pública. Escolas como Harvard, USP, Centro de Paula Souza e FGV estão na lista. 

Confira abaixo os cursos!

Universidade Harvard
O edX é um site fundado por pesquisadores de Harvard e do MIT em 2012 com o objetivo de tornar mais acessíveis os cursos dessas instituições. Estão abertos 41 cursos da área de Arquitetura e Urbanismo, como Arquitetura Moderna do Japão, Smart Cities, Segredo das Estruturas, Sustentabilidade na Arquitetura, Habitação e Cidade, Patrimônio Cultural, Modelagem 3D, História da Arquitetura e muitos outros. Cursos são gratuitos, mas há uma taxa para emissão de certificado.

Universidade de São Paulo (USP)
Universidade de São Paulo possui vídeos online de palestras sobre  Tópicos Especiais: Apontamentos Sobre História da Arte e da Arquitetura: Renascimento, Modernismo e Brasil (a respeito de pesquisas desenvolvidas por Sérgio Ferro a frente do Laboratoire Dessin/Chantir da École d’Architecture de Grenoble) e Estruturas na Arquitetura III: Sistemas Reticulados e Laminares.

Coursera
Plataforma disponibiliza cursos de Stanford, Yale, Imperial College of London, IBM e Google. Na área da arquitetura, os cursos exploram o ensino de Autodesk, Cidades Sustentáveis, História da Arquitetura Contemporânea, Planejamento Urbano e Sistema Sanitário, entre outros.

Centro Paula Souza
O Centro Paula Souza tem cursos gratuitos de Autocad, Design e Photoshop, Design Thinking e Canvas, na modalidade Mooc (Massive Open Online Course). Só é preciso se cadastrar pelo site.

Escola da Cidade
A Escola da Cidade compartilhou com o site ArchDaily a série de aulas sobre Arquitetura e Cultura japonesa que integra o programa Estúdio Deriva.

Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferece gratuitamente 55 cursos totalmente gratuitos em sua plataforma online. Entre eles, Marketing de Serviços: Economia, Características e Classificação, Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão, Conceitos e fundamentos do marketing digital, Conceitos básicos de matemática financeira, Como planejar a aposentadoria e Contratos: Negociações Preliminares.

MAIS SOBRE: Cursos cursos online

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada