Notícias CAU/GO

Alvará Fácil: CAU e Asbea reforçam necessidade de mudanças à Seplanh

Representantes do CAU/GO e da Asbea (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura) se reuniram na última semana com o secretário de Planejamento e Habitação de Goiânia, Henrique Alves, para pedir empenho na solução de problemas relacionados ao sistema do Alvará Fácil, encaminhados à Seplanh em 30 de maio.

No início de junho, a secretaria já havia respondido ao ofício com a solicitação (clique aqui para conhecer o documento), informando a implantação de algumas das melhorias requisitadas. Mas ainda falta atender às duas principais demandas, que são: a separação entre a aprovação de projeto e a emissão de alvará de construção; e a distinção entre a responsabilidade do arquiteto e do proprietário ou contratante, no que diz respeito à documentação requerida pela Prefeitura quando da solicitação para aprovação digital de projetos arquitetônicos.

“O problema está afetando o trabalho dos arquitetos, por isso é muito importante que a questão seja resolvida prontamente”, afirma a gerente geral do CAU/GO, Isabel Barêa Pastore, que participou da reunião, ao lado do vice-presidente do Conselho, Frederico Rabelo, e do conselheiro Ariel Silveira; dos diretores de relações institucionais da Asbea, Andrey Machado e Fábio Ângelo Rafael; e do arquiteto e urbanista Nilton Lima, cujo escritório é associado à entidade.

Também participaram do encontro as arquitetas e urbanistas Ana Maria Dantas, gerente de análise e aprovação de projetos, e Virgínia Inácio, diretora de análise de projetos; além da assessora jurídica Verônica Mansur e da chefe da advocacia setorial, Silvana Machado.

Saiba mais:
Conselho solicita medidas urgentes à Seplanh, para aprimorar Alvará Fácil

OUTRAS NOTÍCIAS

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro

Prêmio TCC 2023 está com inscrições abertas! Prazo de envio é até 10/11