Notícias CAU/GO

Aula Magna: inscrições encerradas e novo endereço na cidade de Goiás

Foram encerradas as inscrições para a próxima edição da Aula Magna do CAU/GO, com o tema “Patrimônio Histórico”. O evento será realizado no Teatro Unip (BR-153 KM 503), em Goiânia, no dia 13, às 19h; e, pela primeira vez, na cidade de Goiás, no auditório da Universidade Estadual de Goiás, localizado na avenida Deusdete Ferreira de Moura, bairro Areião, no dia 14, às 10h.

O palestrante será o arquiteto e urbanista Andrey Schlee, professor da Universidade de Brasília (UnB) e diretor do Departamento de Patrimônio Material do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) – autarquia federal vinculada ao Ministério da Cultura que responde pela preservação do patrimônio cultural brasileiro.

“Temos assistido nos últimos anos à demolição de parcela significativa do patrimônio arquitetônico em Goiânia e outras partes do Estado”, afirma o presidente do CAU/GO, Arnaldo Mascarenhas Braga. “Nos últimos meses, surgiu também a ameaça à edificação do Jóquei Clube, um exemplar importante da arquitetura moderna brasileira. Portanto, é muito relevante chamarmos atenção para o assunto, neste momento, junto aos nossos estudantes de Arquitetura e Urbanismo”.

Segundo Andrey Schlee, devemos preservar nosso patrimônio por “questão de sobrevivência, para reforçar nossa memória e identidade”. “Temos que ter consciência do que somos, para refletir criticamente sobre o que o presente nos oferece e construir o que seremos no futuro”, afirma. “Destruir o estoque edificado e substituí-lo por outro, a cada nova geração, significa adotar uma atitude perdulária e irresponsável com o passado e com o planeta. É desconsiderar e descartar a energia, a força de trabalho, a matéria-prima, os materiais e o conhecimento que já foram empregados”.

Editado em 13/03/2018

OUTRAS NOTÍCIAS

Conselho recebe aprovados em Concurso Público e homenageia primeiros efetivos

Entrevista com George Lins

Brasília sediará a IV Conferência Nacional de Arquitetura e Urbanismo entre 8 e 10 de novembro