Destaque

Fórum de Mobilidade, dias 23 e 24, tem apoio do CAU

Com patrocínio do CAU/GO, será realizado nos próximos dias 23 e 24 de novembro o 4º Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito: Pensar Cidades, no auditório Jaime Câmara da Câmara Municipal de Goiânia. O evento visa propor soluções para um modelo de cidade sustentável e segura, com mobilidade garantida a seus habitantes. A iniciativa é coordenada pelo Programa Educando e Valorizando a Vida (EVV), da Universidade Estadual de Goiás (UEG). “A proposta da edição deste ano é pensar em novas perspectivas para as políticas e práticas públicas”, afirma a assessora pedagógica do EVV, Camila Dantas. 

Na programação, estão previstas mesas redondas, palestras e grupos de trabalho. Entre os palestrantes, destacam-se as arquitetas e urbanistas Irene Quintáns, que falará sobre educação para mobilidade, e Ermínia Maricato, que ministrará palestra com o tema “desencanto da via urbana”. O público-alvo do fórum são arquitetos e urbanistas, acadêmicos, pesquisadores, professores, engenheiros e gestores estaduais e municipais. Os organizadores estimam que haverá cerca de 400 participantes.

A proposta recebe cota financeira de R$ 15 mil do CAU. Neste ano, o Conselho também patrocina a publicação “O itinerário pioneiro do urbanista Attilio Corrêa Lima”, de autoria da arquiteta Anamaria Diniz, que será lançado no dia 29 de novembro; e a realização do XXI Seminário Nacional de Escritórios Modelos de Arquitetura e Urbanismo (Senemau), no último mês de julho, em Anápolis.

Paralelamente ao Fórum, acontecerá o IV Seminário de Saúde Pública e Trânsito, organizado pelo Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas (OMSH) – parceria da UEG com a Secretaria da Saúde do Estado de Goiás (SES) e a Secretária de Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Infraestrutura, Cidades e Assuntos Metropolitanos (Secima).

O valor previsto para o edital do CAU/GO, cujo objetivo é apoiar e valorizar as iniciativas relevantes ao desenvolvimento e promoção da Arquitetura e o Urbanismo no estado, foi de R$ 60 mil neste ano.

Em 2016, as iniciativas apoiadas foram o Festival Beco, a XI Oficina da Norma de Desempenho, o 7º Encontro de Arquitetura e Design (Earq) e a Jornada de Estudos Brasileiros 2016: Restauro do Patrimônio Edificado – Do projeto ao uso.

 

Serviço
4º Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito e IV Seminário de Saúde Pública e Trânsito
Data: 
23 e 24 de novembro
Horário: 8h às 17h
Local: Auditório Jaime Câmara – Câmara Municipal de Goiânia 
Endereço: Av. Goiás, 2001, Centro, Goiânia – GO 

 

Mais informação
4º Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e Trânsito: Pensar Cidades 
Conselho aprova três propostas para patrocínio
O automóvel e a cidade – Ermínia Maricato (Archdaily)

OUTRAS NOTÍCIAS

Confira retrospectiva com as principais ações do Conselho em 2023

Confira o funcionamento do CAU/GO neste final de ano

Homologação do concurso público do CAU/GO é publicada